Asatrú (Vanatrú)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Asatrú (Vanatrú)

Mensagem por Greenlove92 em Seg Fev 02, 2015 12:21 pm

Asatrú significa "Fé nos Aesir", sendo também por vezes chamada de Asatrú Vanatrú, Heathenry ou Paganismo Nórdico.

Esta religião tem três aspectos que são os mais importantes.

O código de conduta - as nove virtudes
As 9 virtudes são:
1) A coragem - Enfrentar os nossos medos e os nossos limites.
2) A verdade - Manter-mo-nos honestos não só com os outros mas com nós mesmos. Viver a realidade e não uma fantasia.
3) A honra - Consciência do nosso próprio valor e cumprir a nossa palavra. Tomar acções sabendo de todas as possíveis consequências (boas ou más) e assumi-las.
4) A fidelidade - Manter-se fiel não só ao namorado/namorada, mas como aos amigos, aos Deuses, à família e aos compromissos.
5) A disciplina - Dar valor às coisas boas da vida, mas com equilíbrio. Tudo em demasia irá apenas causar problemas.
6) A hospitalidade - Compaixão
7) A independência - Não ser um peso para a família nem para os outros. Ser independente e tomar conta de si próprio. Não afectar os outros com os nossos problemas.
8. A laboriosidade - Trabalhar para o nosso bem e para o do kin.
9) A perseverança - Não desistir quando confrontado com desafios ou períodos mais conturbados.
Estas nove virtudes completam-se e cada um pode interpretar de forma pessoal. Esta foi a minha interpretação ainda pouco elaborada.

A família e a comunidade - o kin e os antepassados
Tudo o que somos devemos-o à nossa comunidade: a família, amigos e também aos nossos antepassados. Foram eles que construíram as bases do que temos hoje, e quando não temos onde nos refugiar, o kin irá sempre nos acolher. O kin é um foco principal do Asatrú - o kin ajuda a crescer, apoia, suporta, ensina; com ele choramos, festejamos e partilhamos. Juntos construímos e é neles que confiamos. Para muitos isto será a família, para outros os amigos. Um kin pode ser composto apenas por Asatruars, ou não. Por exemplo, actualmente o meu kin é católico, mas à medida que novas pessoas irão juntar-se à minha família (por exemplo um marido, filhos, ou amigos extremamente próximos) tornarão se também parte do meu kin. Isto poderá incluir ateus, pagãos de outros caminhos ou Asatruars -  o que quero dizer é que o kin é algo independente da religião, é uma noção de comunidade; o kin são as pessoas que nos apoiam independentemente das suas religiões.

Os Deuses
O Asatrú é uma religião politeísta com Deuses de ambos os sexos. Não tem a noção wicca de que o masculino e o feminino se completam. Aqui homens e mulheres tem igualdade, e ambos tem importância, mas não é um princípio definido como Deus e Deusa wicca. Também não temos Deusa Tríplice (apesar de termos nornas, que são três mulheres que tecem o Wyrd - uma representa o passado, uma o presente e uma o futuro).
Um conceito importante no Asatrú é que os Deuses não são seres que devemos venerar, mas sim respeitar. Não rezamos e pedimos milagres, nem realizamos rituais mágicos com a ideia de sermos nós a alterarmos as energias por nossa força de vontade, mas sim trabalhamos em conjunto com os Deuses, oferecendo algo em troca do que eles nos dão.
Esta troca pode acontecer na forma de Blót (um ritual de sacrifício em que se oferece vinho, comida ou algum objecto) em troca de saúde, prosperidade, amor, ou o que for necessário.

*Escrevi este texto num outro forum dedicado a paganismo de uma forma geral, daí fazer as comparações que fiz com a wicca na parte dos Deuses. Estejam à vontade de dar qualquer correcção que acharem necessário, pois sei que interpretei a parte do kin de forma muito pessoal e pode não ser a mais adequada.*
avatar
Greenlove92
Admin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 22/01/2015
Idade : 25
Localização : Aveiro, Midgard

Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum