O Blót - uma troca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Blót - uma troca

Mensagem por Greenlove92 em Sex Jan 23, 2015 3:39 pm

O Blót é um ritual de troca com os Deuses. É habitual esta celebração ser realizada em grupo, mas pode ser realizada sozinho.

Consiste em oferecer aos Deuses um sacrifício em troca de algo. CALMA! Ninguém vai cortar cabeças de galinha, podem respirar. Os "sacrifícios" realizados nos tempos de hoje são na realidade oferendas de vinho, cerveja ou hidromel.

Isto baseia-se no conceito de que os humanos não veneram os Deuses, mas sim cooperam juntos. Desta forma, o que damos recebemos em troca e ao oferecer prendas aos Deuses, eles também nos irão oferecer algo em troca.

Este ritual pode ser um agradecimento por um pedido realizado ou uma oferta para eles realizarem o pedido.

O procedimento consiste em três partes: a bênção, o consumo e a libação. Na primeira parte, a bebida é oferecida aos Deuses, sendo eles invocados. De seguida, é virada para um cálice ou chifre e desenha-se o símbolo do martelo por cima do cálice com o dedo, pedindo ao Deus invocado que aceite essa oferenda como sacrifício. Cada participante bebe então um gole da oferenda. O que sobrar é então virado no chão, como oferenda ao Deus invocado e para relembrar Nerthus, a Deusa da Terra.

É bom deixar a intenção da celebração clara no início e no fim. Pode ser usado simplesmente para honrar os Deuses ou para pedir um favor.

Pode-se encontrar mais informação aqui:
Raven Kindred Rituals

Greenlove92
Admin

Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

Re: O Blót - uma troca

Mensagem por Hugin&Munin em Seg Fev 02, 2015 11:21 pm

Greenlove92 escreveu:Os "sacrifícios" realizados nos tempos de hoje são na realidade oferendas de vinho, cerveja ou hidromel.
   Notem que se podem sacrificar o que quiserem, estes aqui penso que terão sido exemplos, eu já ofereci sidra, chá, água com uma colher de mel hahaha, aliás, penso que num forum li que alguém era tão pobre que não podia de se dar ao luxo de sacrificar comida então simplesmente desenhou um bife em papel e ofereceu-o juntamente com um copo de água, depois também há quem crie animais e nas celebrações maiores (como Yule, Ostara, Midsummer, Winter Nights) os sacrifique, calma que estes animais são mortos da maneira mais rápida e indolor possível e são preparados e consumidos.

Greenlove92 escreveu:Isto baseia-se no conceito de que os humanos não veneram os Deuses, mas sim cooperam juntos. Desta forma, o que damos recebemos em troca e ao oferecer prendas aos Deuses, eles também nos irão oferecer algo em troca.

Este ritual pode ser um agradecimento por um pedido realizado ou uma oferta para eles realizarem o pedido.
   Sacrificar: Renunciar a uma coisa para conseguir outra.
   Neste caso estaremos a renunciar algo material por algo imaterial, coragem, força, conhecimento, quando trocamos estes bens neste ritual estamos a fazer uma troca, tal como fazem pessoas que se conhecem e são amigas - "Emprestas-me este livro? Se quiseres uns dos meus diz. Por acaso gostava de te pedir aquele DVD que compraste na semana passada." - Em Asatru os deuses não são como o pai natal, ou  o cristianismo, que te dão o que pedes se te portares "bem", eles exigem algo em troca.

Deixo aqui também uma parte do Havamal referente a oferecer em demasia:

Better not to ask than to over-pledge
As a gift that demands a gift”;
Better not to send than to slay too many
Hugin&Munin

Ver perfil do usuário http://meadbythefire.tumblr.com/

Mensagem por Greenlove92 em Ter Fev 03, 2015 11:41 am

Sim concordo perfeitamente, na parte das oferendas, podes oferecer praticamente tudo desde que seja de qualidade. Referi o que referi porque foram as referências que encontrei mas só depois pesquisei melhor e vi que podia-se oferecer também objectos e poemas.

Quanto à tua observação sobre o significado do sacrifício, ficou bem melhor explicado do que a minha tentativa Smile No entanto não concordo que possas apenas pedir coisas não materiais - sei que nos tempos passados pediam prosperidade, uma boa colheita ou mares vantajosos para a navegação, assim como fertilidade. Suponho que nós também possamos pedir coisas desse género mas aplicados aos tempos actuais como um emprego estável, um novo amor e coisas assim.

Obrigada por clarificares estes pontos!

Se não for muita intromissão, tu celebraste os teus blóts de forma individual ou em grupo? E no interior ou no exterior?
Greenlove92
Admin

Mensagem por Hugin&Munin em Qua Fev 04, 2015 12:21 am

Greenlove92 escreveu:Referi o que referi porque foram as referências que encontrei mas só depois pesquisei melhor e vi que podia-se oferecer também objectos e poemas.

Sim eu entendi, estava só a dar mais exemplos, poemas também é um muito bom exemplo, normalmente oferecido a Odin ou a Bragi.

Greenlove92 escreveu:No entanto não concordo que possas apenas pedir coisas não materiais - sei que nos tempos passados pediam prosperidade, uma boa colheita ou mares vantajosos para a navegação, assim como fertilidade. Suponho que nós também possamos pedir coisas desse género mas aplicados aos tempos actuais como um emprego estável, um novo amor e coisas assim.

Sim, é verdade, não pensei nessa parte hahaha

Greenlove92 escreveu:Se não for muita intromissão, tu celebraste os teus blóts de forma individual ou em grupo? E no interior ou no exterior?

Não é intromissão, eu faço os meus blóts sozinho porque não conheço nenhum outro asatruar pessoalmente e além disso faço-o em casa porque vivo num apartamento e uma vez que é uma celebração pessoal não o vou fazer num local publico, por isso faço-o no conforto do meu quarto, acendo uma vela, incenso a oferenda um poema que goste, ou uma parte do havamal e voilà
Hugin&Munin

Mensagem por Greenlove92 em Qua Fev 04, 2015 12:28 pm

Parece-me bem! Acho que o Siivet vive em Lisboa, se não me engano :p

E como fazes, no caso de oferendas de comida/bebidas? Onde despejas/deixas a oferenda quando acabas o ritual?

Estou a fazer estas perguntas todas porque estou a pensar celebrar o meu primeiro blót mas tenho receio de deixar as oferendas num monte porque sei que irão provavelmente lá mexer (encontra-se muitos rituais por aqui nos montes e cruzamentos, e habitualmente as pessoas dão lhes pontapés e coisas assim, e não queria que acontecesse com as minhas coisas).
Greenlove92
Admin

Mensagem por Hugin&Munin em Qua Fev 11, 2015 8:07 pm

Eu costumo oferecer chá, de vez em quando ofereço cidra se tiver em casa, na altura do ano novo até deixei uma parte do meu jantar. Normalmente deixo a oferenda no meu pseudo altar até ao proximo blot, ai deito fora, como vivo num apartamento acho estranho sair de casa só para despejar uma caneca com um bocadinho de chá.
Hugin&Munin

Mensagem por Greenlove92 em Sex Fev 13, 2015 12:32 pm

Mas despejas em que sítio? No lixo?
Greenlove92
Admin

Mensagem por Hugin&Munin em Dom Fev 15, 2015 12:10 am

despejo no lavatório
Hugin&Munin

Mensagem por Greenlove92 em Seg Fev 16, 2015 3:58 pm

Obrigada Smile
Greenlove92
Admin

Mensagem por Veturskald em Sex Abr 03, 2015 2:45 am

bem, obrigado pela informação sobre isto tudo não sabia sobre os poemas... Nuno se alguma vez quiseres celebrar um blot em companhia estou disponivel para tal, contacta-me quando te der na gana Very Happy vivo na Amadora ao pé da estação de comboios é facil chegar onde quer que seja... por isso... go for it Smile

o mesmo para todos os outros que vivam na area de Lisboa.

Veturskald

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: